O QUE É REVENUE MANAGEMENT PARA HOTÉIS?

05-02-2024

O QUE É REVENUE MANAGEMENT PARA HOTÉIS?

O gerenciamento de receitas, mais conhecido como revenue management (RM), é uma prática que teve origem na indústria de companhias aéreas nas décadas de 1970 e 1980.

A necessidade de otimizar a receita nesse setor altamente dinâmico e sujeito a flutuações de demanda levou as grandes empresas a desenvolverem estratégias para aumentar os lucros.

Após implantar essa ferramenta, em 1997 a American Airlines arrecadou um bilhão de dólares, representando a maior parte do faturamento da empresa (Cook 1998).

Para Ioana Pepescu, especialista na área de revenue management, “essa é uma técnica de negócios que otimiza os preços dos serviços de uma empresa e suas decisões de disponibilidade a fim de maximizar a receita.”

Um dos conceitos que simplificam o entendimento do que é Renevue Management foi descrito em 1994 por Sheryl Kimes: “RM é um método que pode ajudar uma empresa a vender o serviço ao cliente certo, na hora certa, pelo preço correto. A questão é quanto se deve vender, a que preço e a que segmento de mercado.”

Ao levantar essa questão, Lígia Centurión vai além:

  • Para vender o serviço certo, é necessário controlar com eficácia a capacidade de inventário e a disponibilidade de serviço;
  • Para vender ao cliente certo, é preciso haver uma correta segmentação de mercado;
  • Para vender na hora certa, é fundamental estabelecer uma previsão de demanda exata;
  • E, para vender pelo preço certo, é essencial desenvolver uma estratégia de preços funcional.

 As empresas que desenvolveram o método e o aprimoraram com o passar dos anos, obtiveram bons resultados, os quais começaram a aparecer para o mercado e foram conquistando diversos segmentos, (principalmente nos Estados Unidos e na Europa) como: empresas de transporte, locadoras de veículos, operadoras e agências de turismo, cassinos, bares e restaurantes, casas de shows, seguradoras, cinemas, estádios de esportes, hospitais e, principalmente, o setor hoteleiro.

REVENUE MANAGEMENT NA HOTELARIA

A área hoteleira também aderiu ao RM para expandir a receita. Atualmente é utilizado por vários meios de hospedagens como:

  • Hotéis;
  • Pousadas;
  • Resorts;
  • Condo-hotéis;
  • Multipropriedade e Time-sharing;
  • Parques temáticos;
  • Spas;
  • Redes hoteleiras;
  • Outros empreendimentos similares.

No setor de hospedagem, o revenue management tornou-se uma ferramenta essencial para a maximização da receita e para a flutuação eficiente das tarifas, especialmente por ser um segmento no qual a demanda por quartos pode variar significativamente devido a diversos fatores, como:

  • Ofertas;
  • Eventos locais;
  • Estações do ano;
  • Feriados;
  • Ações da concorrência;
  • Comportamento do consumidor;
  • Tendências de mercado.

Características e funções do revenue management para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagens.

  1. Pela venda antecipada, é possível ter uma previsão de demanda.
  2. Pela diferenciação de preços, é possível transferir reservas de períodos de alta para períodos de baixa demanda.
  3. Pela criação de pacotes especiais, é possível gerar demanda para períodos de baixa demanda.

Principais facilidades para quem utiliza um RM

Precificação variável: uma das funcionalidades básicas do RM é a precificação dinâmica, que envolve ajustar os preços dos quartos de acordo com a demanda. Isso significa que os preços podem mudar ao longo do tempo, refletindo a oferta e a procura em diferentes períodos.

Segmentação de mercado: os hotéis utilizam essa função para compreender melhor os diferentes tipos de clientes e ajustar as estratégias de precificação de acordo com os públicos. Por exemplo, os preços podem variar para hóspedes de lazer, negócios, grupos ou outros.

Previsão de demanda: a capacidade de prever o cenário futuro é primordial para o sucesso das estratégias de revenue management. Os hotéis podem utilizar análises de dados históricos, padrões de reservas e até mesmo fatores externos para antecipar as flutuações na demanda e ajustar as estratégias de precificação.

Controle de inventário: a gestão eficiente do inventário é outra parte essencial do revenue management na hotelaria. Isso envolve controlar a disponibilidade de quartos e ajustar as restrições de estadia mínima, estadia máxima e fechamento de venda para otimizar a receita.

Avaliação de desempenho: com as informações geradas pelos relatórios do RM é possível manter um monitoramento constante do desempenho das estratégias e realizar ajustes conforme necessário.

Além de acompanhar os resultados por meio de relatórios, a integração e a comunicação constante com outros setores do hotel ou pousada, como vendas, marketing e operação é de extrema importância para garantir que as estratégias serão eficazes.

Outro ponto indispensável para ter sucesso com o RM é contar com as tecnologias certas, que automatizam funções e trabalham junto com as equipes.

SISTEMA DE REVENUE MANAGEMENT PARA A HOTELARIA

Além de contar com sistemas hoteleiros para gestão integral de hotéis, pousadas, redes e outros meios de hospedagem, atualmente é possível aprimorar as operações com softwares específicos para determinadas funções e setores.

No caso do Revenue Management, um sistema para hotéis especializado, como o RM da Desbravador, ajuda os hoteleiros e profissionais a desenvolverem estratégias, gerenciarem as tarifas e analisarem dados em tempo real, facilitando assim a tomada de decisões rápidas e eficientes.

Sistema de revenue management para hotéis e pousadas

Considerando que o mercado, as ações da concorrência, o comportamento dos consumidores e as operações do negócio mudam constantemente, o Revenue Management deve ser uma prática diária.

Para apoiar hoteleiros e revenue managers (são pessoas especialistas na gestão de tarifas que tem como função principal maximizar a receita total por meio do ajuste estratégico dos preços e do gerenciamento da capacidade disponível), o sistema hoteleiro RM da Desbravador conta com funcionalidades completas e altamente tecnológicas.

Conheça os recursos do RM da Desbravador – Software de Revenue Management (Sistema hoteleiro de flutuação de tarifas)

O gerenciador de tarifas para vender o quarto ideal para o cliente certo, no momento correto e com a melhor tarifa!

O software de RM da Desbravador é uma ferramenta inteligente, estratégica e prática para gerenciamento de tarifas e maximização da receita.

Atende às demandas de hotéis, pousadas de pequeno, médio e grande porte, além de redes hoteleiras e profissionais de RM.

Principais funcionalidades do RM, Flutuador de Tarifas da Desbravador

Automatização de tarefas operacionais: os processos de acompanhamento da concorrência e atualização de tarifas por disponibilidade são automatizados, o que possibilita que o seu tempo e das equipes seja direcionado para outras atividades estratégicas.

Dados e insights em tempo real: o RM possibilita o acesso atualizado aos dados e insights sobre as operações hoteleiras. Isso inclui informações sobre ocupação, demanda, receita, canais de venda e outros.

Precificação inteligente: os algoritmos analisam dados de mercado, demanda e concorrência e o sistema hoteleiro RM sugere preços otimizados para maximizar a receita e a ocupação. Isso garante que os quartos sejam vendidos pelo preço adequado, considerando fatores sazonais, eventos e outros.

Segmentação de mercado: rastreia e identifica os segmentos de clientes mais lucrativos com base em dados de preferências, comportamentos e histórico de reserva. Desse modo, é possível personalizar as ofertas e estratégias de marketing para atender às necessidades específicas, melhorando a experiência do cliente e os resultados do seu hotel ou pousada.

Gestão inteligente de tarifas: o RM oferece um painel intuitivo para ajustar tarifas em

tempo real com base em dados de desempenho, maximizando ainda mais a

rentabilidade de hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem.

Relatórios estratégicos: por meio de documentos atualizados e fáceis de interpretar, é possível acompanhar o desempenho, identificar tendências e áreas de melhoria. Para isso, o sistema hoteleiro de revenue management apresenta visualizações gráficas e telas de controle personalizáveis.

Quer maximizar suas receitas com o Revenue Management mais inteligente e completo do mercado?

Fale com nosso time e incorpore essa ferramenta estratégica ao seu hotel ou pousada.

vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | + 55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)


Related news

Hotelier's Day

On November 9th, Hotelier Day was celebrated. Desbravador was present as a sponsor of the event...


See more

30th Abrasel National Meeting

From November 7 to 9, the 30th Abrasel National Meeting was held at the Medical Association of Florianópolis, SC. Altogether there were 20 exhibitors in a business lounge with programming focused on technology, productivity and management.


See more

I Brazilian Forum of Independent Hotels

The 4 pillars of Hotel Success


See more